topo.jpg
noticia1370276465.jpg

UFG sedia Encontro Regional de Polos UAB

Instituição recebe nos dias 28 e 29 de maio coordenadores e mantenedores de polo de ensino a distância do Centro-Oeste e do Tocantins

A UFG sedia até amanhã (29) o Encontro Regional de Coordenadores de Polo UAB da região Centro-Oeste e do Estado do Tocantins. O evento reúne coordenadores de polos de ensino a distância da região e seus respectivos mantenedores (representantes do município ou do Estado responsáveis pela infra-estrutura dos polos), num espaço para discutir questões relativas à manutenção dos polos do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a expansão e operação da modalidade de ensino a distância em todo o país e a relação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) com os polos da região. O evento, promovido pela CAPES, tem o apoio do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR/UFG).

Na abertura, o diretor do CIAR e Coordenador UAB da UFG, Leonardo Barra Santana de Souza, agradeceu a presença de todos os mantenedores e coordenadores de polo, dos professores e coordenadores de cursos a distância da UFG e das autoridades presentes. Ele ressaltou o crescimento da EaD na UFG nos últimos anos, citando o caso do curso de Licenciatura em Física a distância, cujos alunos recém-formados foram aprovados em três seleções de mestrado diferentes.

O Diretor de Educação a Distância da CAPES, José Carlos Teatini de Souza, declarou que reafirmar a qualidade da EaD infelizmente ainda parece ser necessário aos olhos do grande público, mesmo que existam diversos exemplos para atestar a qualidade de cursos a distância gestados por instituições superiores de ensino. “O primeiro dispositivo que trata da legislação do ensino a distância no Brasil foi proposto em 1972 – no mesmo ano, foi fundada a Universidade Nacional de Educação a Distância da Espanha. Esse dado, somado às centenas de exemplos que certificam a qualidade dos cursos EaD das universidades federais e ao fato de que apenas 25% dos universitários estudam em instituições públicas demonstram que sempre estamos em sintonia com essas práticas há bastante tempo e que o descaso com a Educação a Distância é uma opção política da mídia”, afirmou.

O professor José Teatini esclareceu que a intenção da CAPES com eventos como este é o de aproximar as universidades dos polos que recebem seus alunos, bem como estreitar relações dos polos UAB com as coordenações da CAPES. “Precisamos otimizar o sistema de ensino a distância para democratizar o ensino num país de dimensões continentais como o nosso”, ressaltou. O professor ainda agradeceu a presença e o apoio das professoras Maria Luísa Furlan e Maria Aparecida Crissi – respectivamente, presidente e vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores UAB – e à UFG por sediar o evento.

A Pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, agradeceu toda a equipe do CIAR pelo apoio na organização do evento e pelo trabalho que tem realizado nos últimos anos à frente do processo de expansão e consolidação do ensino a distância na UFG. “A atuação ímpar da direção do CIAR e de toda a sua equipe tem garantido resultados que colocam esta universidade em sintonia com o crescimento dessa modalidade de ensino, cuja expansão e evolução a partir desse ponto é inevitável”, declarou.

Representado o reitor da UFG, o vice-reitor Eriberto Francisco Bevilaqua declarou que a melhor e mais eficiente das políticas públicas é a educação. “É ela quem ordena a resolução de muitos outros problemas e, no seu estágio atual, a UFG reflete essa preocupação, quando consideramos que a instituição praticamente dobrou de tamanho em vários níveis – na produção intelectual, na infra-estrutura e também nas oportunidades de oferta de cursos a distância”, afirmou.

Fonte: CIAR e UFG