topo.jpg

Histórico EaD

HISTÓRICO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Educação a distancia ou virtual é um método de ensino que oportuniza a auto-aprendizagem, com a intervenção de recursos didáticos sistematicamente elaborado, disponível em diversos pilares de informação em meios de comunicação, na qual professores e alunos estão afastados espacialmente e/ou temporalmente, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação, como a Internet (definição que consta no Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n.º 9.394/96.).

Portanto, esse novo modelo de ensino-aprendizagem pode ser feita em meio fundamental, médio, superior, cursos, de extensão e na pós-graduação, sendo mais compatível para a educação de adultos. Hoje em dia, vem crescendo muito na área de graduação e pós-graduação.

As técnicas interativas é o núcleo desse processo de educação a distância, pois elas propiciam, além da interação, uma interlocução entre todos os que estão englobados nesse processo, tanto o aluno como o professor. Porém há uma diversidade quanto ao modo de executar todo e qualquer curso, isso vai depender da didática que o curso irá oferecer. Por isso será possível notar diferenças em uma parcela de aulas presenciais ou não, em um novo conceito de aula, uma nova técnica de criar discussões e enriquecer um debate, etc.

Essa nova fase de transição transparece um novo olhar à aprendizagem, permitindo uma estabilidade entre a necessidade e a habilidade individual e em grupo. Sendo assim uma mudança não muito fácil porem bastante possível.

Bibliografia:

LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, 1997.
LUCENA, Marisa. Um modelo de escola aberta na Internet: kidlink no Brasil. Rio de Janeiro: Brasport, 1997.
NISKIER, Arnaldo. Educação a distância: a tecnologia da esperança; políticas e estratégias a implantação de um sistema nacional de educação aberta e a distância. São Paulo: Loyola, 1999.